domingo, 11 de abril de 2010

Rumo do trabalho


Estou um pouco confuso com que rumo nosso trabalho deve tomar??

Pessoal do grupo...a primeira apresentação já está bem próxima e ainda tenho algumas dúvidas sobre que rumo devemos seguir dentro do nosso trabalho, tenho em minha posse muito material sobre a rivalidade no futebol desde livros, artigos, matérias até videos e imagens...a idéia inicial de coletar entrevistas não se sucedeu da forma como esperavámos, os contatos continuam sendo feitos mas tenho medo que não sejam feitos há tempo para o fim do quadrimestre...bom gostaria de propor que cada um coloque aqui a sua opnião sobre que rumo o trabalho deve tomar!

Na minha opnião o foco principal do trabalho deve ser mostrar como é estruturada uma torcida organizada, qual o real motivo para a violência que ocorre dentro e fora dos estádios, quais são as opniões em relação as torcidas organizadas tanto de integrantes das torcidas, pessoas comuns, jornalistas esportivos, sempre pensando nas diferentes idades , na diferença de sexo, entre outras.Outro ponto que considero muito importante é o de mostrarmos para as pessoas que as torcidas organizadas não são apenas um antro de marginalidade mas também centros sociais que possuem diversos projetos sociais , que muitas vezes acabam sendo ignorados pela maior parte dos criticos.

Bom a principio são essas minhas idéias para dar um pouco mais de foco ao nosso trabalho, acredito que a fase de pesquisa já tenha sido suficiente e que apesar de não termos postado a grande gama de material que temos no blog, o que temos já seja o suficiente...

Peço a participação de todos nessa fase muito importante do trabalho!!!

7 comentários:

  1. Então pra começar acho que o tema apesar de ser "rivalidade no futebol" esta muito restrito ao futebol, sendo que existem diversas torcidas que tratam de maneiras diferentes cada assunto, talvez se abrangessemos mais, tal como foi feito com o assunto do rugby na Africa.

    Em relação às nossas pesquisas acredito que devemos focar em assuntos que são, meio que deixados de lado pela midia, entao o foco seriam as boas influencias das torcidas e o papel delas na sociedade, sendo com campanhas como doaçao de sangue, alimentos etc.

    Vamos apresentar as ideias e depois chegamos num consenso.

    ResponderExcluir
  2. Bom...vcs já haviam comentado sobre expandir o tema para rivalidade no esporte...eu acho que até podemos usar alguns exemplos como o do rugby que vc citou mas deveriamos manter como base rivalidade no futebol senão nosso tema ficará muito amplo e não conseguiremos definir um foco para o nosso trabalho...até pq até agora a principal fonte de material são as T.O que pelo que eu sei pelo menos no Brasil só existem de futebol...

    ResponderExcluir
  3. Fato... infelizmente no Brasil parece q só existe o futebol =/

    ResponderExcluir
  4. Então que o tema seria legal como torcidas organizadas... o importante são as caracteristicas comuns: movidos por um esporte, unidos por um time e a partir disso se desenvolve as ações sociais e outros ponto positimos... e infelizmente negativos também.

    No caso do rugby que me chamou muito atenção é que foi utilizado a estrutura de união atraves de uma organização da torcida nacional....

    ResponderExcluir
  5. Esse exemplo do rugby realmente acho que devemos utilizar pois é um exemplo de como o esporte pode modificar algumas estruturas sociais que antes pareciam imutáveis!

    ResponderExcluir
  6. Também acho que não deveríamos abrir tanto o tema. O que podemos fazer é utilizar exemplos de outros esportes para propor uma intervenção na violência e na marginalidade que acontecesse no futebol. Aliás, esse tópico eu acho que não podemos deixar de lado: propostas de intervenção, sugestões da imprensa bem como dos próprios participantes de T.Os , etc...

    ResponderExcluir
  7. Acho importante focarmos para a próxima rodada as entrevistas com jornalistas e representantes das t.o.'s e uma pesquisa de campo, irmos em um jogo e analisar como tudo ocorre de perto. Podemos aproveitar que o campeonato já está no final e a rivalidade só tende a aumentar.
    Amanhã ainda pretendo postar sobre a briga de galo balinesa. Tô terminando de elaborar o texto e amanhã já coloco.
    Acho importante mantermos o foco na rivalidade no futebol, mas seria interessante citarmos a rivalidade entre torcidas em outros esportes, mesmo sendo menos intensa. Achei ótima a idéia do rugby, pois o esporte em sim já apresenta um teor de rivalidade e, de certa forma, violência muito alto.

    ResponderExcluir