quarta-feira, 5 de maio de 2010

Relacionando Conceitos

Pode-se perceber nas torcidas e times de futebol claramente os seguintes conceitos:

Identidade: “sentido de pertencimento a grupos e de continuidade no tempo e no espaço, construído na vivência humana.” No nosso projeto, é nítido que um torcedor escolhe um clube/time devido a fatores como hierarquia familiar, passado glorioso do time, atual momento de gloria, cor de uniforme, jogadores/ídolos atuando pelo time, dentre outros. Já os jogadores parecem não ter esse sentimento de pertencimento e amor a camisa e trocam de time buscando unicamente o sucesso financeiro não levando muito em conta sua paixão, salvo raros casos em que o jogador jura amor pela camisa e faz jus a isso.

Stuart Hall (sociólogo jamaicano, 1932): identidades culturais na pós-modernidade; consumo cultural como fator de construção e afirmação identitária, conflitos e alianças entre sujeitos e grupos sociais; múltiplas performances dos sujeitos e dos grupos.

Subjetividade: “subjetividade como dimensão íntima de cada sujeito, variável e instável. Âmbito do julgamento pessoal, por vezes vista como algo pejorativo a ser separada das objetivações que ocorrem nas produções científicas, tecnológicas, da política, do mundo do trabalho.” Pra uns, futebol é vida, pra outros é hobbie/distração/lazer, pra outros é trabalho, pra outros é esporte, pra outros é dinheiro, pra outros é família, dentre outros pontos de vistas que mostram a presença da subjetividade no futebol, bem como em sua rivalidade.

Comunidade: “são significados subjetivos atribuídos pelos sujeitos aos grupos aos quais pertencem, buscando coerência e sentidos de pertencimento e de continuidade no tempo e no espaço para enfrentar as turbulências das dinâmicas de transformações das estruturas sociais. (Zygmunt Bauman, 1925)” Características que identificam e diferenciam uma torcida da outra bem como um clube do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário