segunda-feira, 22 de março de 2010

Novo Estatuto irá responsabilizar organizadas



Torcida Organizada do São Paulo Futebol Clube, a Independente.




Durante encontro com o ministro dos Esportes, Orlando Silva Jr., na quarta-feira, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, concordou em agilizar a tramitação de um projeto de lei que altera o Estatuto do Torcedor.
O texto define penas de reclusão para torcedores que praticarem atos de violência e responsabiliza civilmente as torcidas organizadas pelos danos causados por seus membros. O projeto, de autoria do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), está em fase de análise por comissões do Senado, que pode ser abreviada mediante acordo das lideranças.
A discussão foi reforçada após confrontos, no último domingo, entre torcedores de São Paulo e Palmeiras, que resultaram em um morto e pelo menos 20 feridos.


Reportagem extraída do Jornal Folha de São Paulo, edição de 28 de fevereiro de 2010.



Montagem realizada por torcedor da Mancha Verde com imagens agressivas da atuação de alguns componentes da organizada.




Um comentário:

  1. Essa reportagem nos remete a um tema polêmico, que é : até que ponto uma instituição é responsável pelos atos de seus integrantes, pois se pensarmos em responsabilizar uma torcida organizada pois uma pessoa vestindo seu uniforme , agrediu ou feriu alguém...podemos pensando de forma similar querer culpar uma escola por um de seus alunos que usava seu uniforme ter agredido alguém...a minha opnião pessoal é que cada caso deve ser analisado com muita cautela, e o que o senador está tentando fazer não passa de uma generalização , dizendo que a torcida é responsavel por todos os atos individuais de seus integrantes...mesmo fora de seu ambiente ou de sua jurisdição.

    ResponderExcluir