sexta-feira, 26 de março de 2010

Invictus, como um esporte uniu um pais.

O ano é de 1995, e a copa do mundo de rugby se aproxima, na Africa do Sul o rugby é tido como um esporte de branco, e o time nacional Springboks é visto como simbolo da supremacia branca mesmo com o fim do apartheid. Enquanto isso Nelson Mandela na presidencia do pais tenta de a todo instante com que seu governo seja de união ("arco-iris") e que os negros não tendam a apos o fim da opressão se vingar dos brancos, devolver todos os sentimentos de frustração que sentiram antes mas sim... dar aos brancos o perdão de uma discriminação exacerbada e com isso fazer um pais realmente igualitario para todos...

E qual é a proposta ao longo do filme, que é baseado em fatos reais, atraves da copa mundial de rugby conseguir fazer com que as pessoas torçam para o pais... e não mais para os rivais do Springboks , mas unindo-se a eles.

O time com quase de 100% brancos roda os campos do pais para treinos a pedido do presidente, e começa dentro do campo a integração da nação, vistando campos em guetos e em regiões desoladas pela falta de infra estrutura, alimento, moradia e todo o caos social que a Africa do Sul passava naquele momento. O time de rugby se fortalece, e vai passando jogo por jogo os negros começam a aderir ao "esportes dos brancos" e a copa mundial de rugby que estava ocorrendo na Africa do Sul tem agora um torcida pelo pais... barncos e negros torcendo por um time, os estádios apresentam bandeiras unicas da Africa do Sul... a nova bandeira.

Achei fantastico o filme, baseado em fatos reais ele transforma pouco a pouco a rivalidade da divisão de uma nação em um objeto que pode unir a nação que tanto precisava se libertar dos seus preconceitos.

6 comentários:

  1. Otimo filme!!
    Bela história, mostra como a rivalidade de um país inteiro termina para que todos possam ganhar, é exemplo para muitas organizadas que torcem para o mesmo time mas são rivais.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bela história mesmo!
    Acredito no poder que o esporte exerce e admiro muito isso!
    Mas bem que poderia-se extender para muito mais!
    Da mesma forma que o país se uniu pela copa de Rugby, por que não se unir também pelo seu próprio bem!??!
    Todos por um só objetivo: construção de uma país melhor!
    Se o povo se unisse para fazer isso talvez não reclamassem tanto!
    (Uma visão meio nacionalista e utópica... mas sincera!)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. De quebra... um AD:
    Gente! Estamos fazendo uma pesquisa sobre os tipos de manifestações culturais que vocês gostariam de ver na facul.
    Entrem no nosso blog e votem!
    É importante a participação de vocês! =)
    Quem quiser ajudar a divulgar, agradecemos! ^^
    http://projetoufabcultura.blogspot.com/
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Bom eu não pude assistir o filme na integra, mas assisti alguns trechos e realmente esse filme mostra o poder de união social que o esporte, nesse caso o rugby pode proporcionar, acredito que esse deva ser um dos nossos tópicos principais para realização do refinamento do nosso projeto...

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a história. Devia servir de exemplo para todos os esportes, levando união e paz para as torcidas.

    ResponderExcluir